terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Jornal que teria comparado Obama a chimpanzé pede desculpas


da Folha Online
da France Presse

O jornal "New York Post" publicou nesta sexta-feira um editorial no qual pede desculpas "aos que se ofenderam" com a charge que compararia o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a um chimpanzé. "Essa certamente não foi a intenção e, para aqueles que ficaram ofendidos com a imagem, pedimos desculpas."

AP

"Eles terão de encontrar outra pessoa para escrever o próximo pacote de estímulo", diz um policial, após morte de macaco

No editorial, o jornal afirma que a charge "era sobre um projeto de lei federal de estímulo [à economia] mal redigido" e nega que haja racismo. Para o "NYP", o episódio foi utilizado como meio de vingança por inimigos da publicação. "Às vezes uma caricatura é simplesmente uma caricatura, ainda que oportunistas busquem transformá-la em outra coisa."

Na charge, um policial aparece atirando em um macaco, uma referência clara ao chimpanzé que foi morto pela polícia depois de atacar a dona, no Estado americano de Connecticut. O policial, então, diz "eles terão de encontrar outra pessoa para escrever o próximo pacote de estímulo" --no dia anterior à publicação da charge, Obama havia assinado seu novo pacote de estímulo econômico, no valor de US$ 787 bilhões.

Nesta quinta-feira, cerca de 200 pessoas se reuniram diante do prédio do "NYP", no centro de Manhattan, pedindo um boicote ao jornal.

Nenhum comentário: