16/02/2009
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Do presidente do Wal-Mart para o Brasil, Hector Núñez, à Folha:
- Antes de mais nada, é preciso ressaltar que quem está em crise é o mundo. O Brasil vive apenas um momento turbulento, e isso é um fato, mostrado pelo consumo. Eventualmente, o consumo de alguns bens duráveis de alto valor pode estar sofrendo. Mas os últimos meses para nós têm sido acima das expectativas... O salário mínimo está aumentando, o Bolsa Família no Nordeste está ganhando velocidade. Este é um momento turbulento, mas é apenas um momento... Estamos bem focados na classe de menor renda. Essa classe média emergente é 70% da população.
13/02/2009
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A edição que está nas bancas da revista inglesa "The Economist" traz encartado um especial sobre "As novas classes médias nos mercados emergentes".
São dez textos, com pesquisas, perfis de consumo, e a aposta de que elas vão reagir à crise.
A introdução do encarte traz uma foto (e descreve a cena) de uma multidão diante de uma loja das Casas Bahias na favela de Paraisópolis,
Em outro trecho o artigo sentencia: "Pela primeira vez na história mais de metade do mundo é classe média, graças ao crescimento nos emergentes".
No seu editorial (entitulado "Mais dois bilhões de burgueses"), a "Economist" avalia que "a ascensão da nova classe média mudou o mundo." Mas alerta: "E se eles mergulharem de volta na pobreza?"
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