quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Crise, que crise?


16/02/2009

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Do presidente do Wal-Mart para o Brasil, Hector Núñez, à Folha:

- Antes de mais nada, é preciso ressaltar que quem está em crise é o mundo. O Brasil vive apenas um momento turbulento, e isso é um fato, mostrado pelo consumo. Eventualmente, o consumo de alguns bens duráveis de alto valor pode estar sofrendo. Mas os últimos meses para nós têm sido acima das expectativas... O salário mínimo está aumentando, o Bolsa Família no Nordeste está ganhando velocidade. Este é um momento turbulento, mas é apenas um momento... Estamos bem focados na classe de menor renda. Essa classe média emergente é 70% da população.

Bilhões de burgueses

13/02/2009

todamidia.folha.blog.uol.com.br

A edição que está nas bancas da revista inglesa "The Economist" traz encartado um especial sobre "As novas classes médias nos mercados emergentes".

São dez textos, com pesquisas, perfis de consumo, e a aposta de que elas vão reagir à crise.

A introdução do encarte traz uma foto (e descreve a cena) de uma multidão diante de uma loja das Casas Bahias na favela de Paraisópolis, em São Paulo. "Esta é a nova classe média dos emergentes indo às compras", enuncia o texto.

Em outro trecho o artigo sentencia: "Pela primeira vez na história mais de metade do mundo é classe média, graças ao crescimento nos emergentes".

No seu editorial (entitulado "Mais dois bilhões de burgueses"), a "Economist" avalia que "a ascensão da nova classe média mudou o mundo." Mas alerta: "E se eles mergulharem de volta na pobreza?"

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