terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Registros caseiros de João Gilberto na web são fartos



LUIZ FERNANDO VIANNAda Sucursal do Rio
Para provável desagrado do perfeccionista baiano, o baú de registros não-oficiais de João Gilberto é grande e só tende a aumentar, por causa das novas tecnologias de captação e difusão. O material que circula na internet desde a semana passada tem causado alvoroço pelo seu valor histórico, que o destaca do conjunto infinito.
14.ago.2009/Tuca Vieira/Folha Imagem
Show de João Gilberto no Auditório Ibirapuera; internet oferece raridades do cantor
Afinal, são cerca de 30 músicas (há trechinhos de algumas e exercícios ao violão) interpretadas por João em 1958, exatamente o ano de nascimento da bossa nova. Acredita-se que todas tenham sido registradas pelo fotógrafo Chico Pereira, pois ele tinha o costume de ligar seu gravador de rolo quando o amigo João tocava --como Ruy Castro relata no livro "Chega de Saudade"-- e sua voz e seu nome são ouvidos nas conversas.
Mas o próprio Ruy lembra que o pianista Bené Nunes, o cantor e compositor Luiz Cláudio e outros também apertavam o "rec" em suas máquinas quando João pegava o violão.
As gravações também não estão em estado bruto. Há momentos de conversas --alguns divertidos, outros de difícil compreensão-- e se ouve por três segundos um cachorro latindo durante "Um Abraço no Bonfá", mas também há uma longa sequência de músicas tocadas com total silêncio ao fundo. Alguma edição do material deve ter ocorrido.

Nenhum comentário: